Dólar volta a subir e é negociado a R$ 3,88 nesta terça; Bolsa opera estável

Reunião entre governo e executivos da Petrobras, além do adiamento da previdência na CCJ estão no radar dos investidores

RIO — O dólar comercial continua operando de forma bastante volátil. Após um pregão de queda na véspera, a moeda dos EUA voltou a subir nesta terça. Agora, ela é negociada a R$ 3,88, com alta de 0,31%. O que contribui para esta valorização é a expectativa do mercado a respeito da reunião do presidente Jair Bolsonaro e ministros do governo com executivos da Petrobras e o adiamento das discussões sobre Previdência na Câmara.

Na Bolsa, o dia é de estabilidade. O Ibovespa, principal índice do mercado local de ações, opera com leve variação positiva de 0,06%, aos 93.141 ponos.

Neste encontro, o presidente vai pedir explicações sobre como a estatal chegou ao percentual de aumento de 5,7% no preço do óleo diesel nas refinarias. Na última sexta, a pedido do próprio Planalto, a Petrobras decidiu não reajustar o preço do combustível.

Desta maneira, o mercado financeiro começa a questionar de que forma o governo lidará com a Petrobras. O temor é que a estatal volte a sofrer interferência direta em sua política de preços. Esta possibilidade deixa o mercado bastante receoso.

Na segunda, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) decidiu inverter a pauta. A discussão sobre a reforma da Previdência será substituída pelo debate sobre o Orçamento impositivo (a PEC que aumenta os gastos do governo). Esta mudança de prioridades contribui para deixar o mercado ainda mais receoso.

Em linhas gerais, o dólar sobe. O Dollar Index da Bloomberg, que mede o comportamento da divisa americana frente a uma cesta de dez moedas, avança 0,09% nesta manhã.

Fonte: oglobo.globo.com