ELEIÇÕES 2022: Tudo o que você precisa saber


Para votar nas Eleições 2022 basta ter em mãos documento original com foto, além de deixar o aparelho celular com o mesário antes de se dirigir à cabine de votação. O período para comparecer no seu colégio eleitoral será das 8h às 17h em todo o país, obedecendo o horário de Brasília.

É permitido levar para a cabine a “cola” com os números dos candidatos aos cinco cargos em disputa:

Deputado federal (são 05 números)
Deputado estadual (ou distrital, no caso do DF) (05 números)
Senador (3 números)
Governador (2 números)
Presidente da República (2 números)

O eleitor deve digitar e conferir o nome e a fotografia do candidato. Caso opte por não votar em ninguém, basta apertar a tecla “branco”. A opção vale para captar dados estatísticos e não serve para definir o quociente eleitoral (conta que determina a quantidade de votos para a eleição de deputados).
Em caso de segundo turno, que eventualmente será realizado no dia 30 de outubro, o eleitorado votará apenas para os cargos de governador e/ou presidente da República.

Local de votação
A consulta ao local de votação pode ser feita por meio do nome do eleitor ou do número do título eleitoral. Para descobrir em qual local deve comparecer para votar, o eleitor deve fazer uma pesquisa no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O eleitor pode levar apenas o celular com o aplicativo e-Título se estiver com a biometria em dia com a Justiça Eleitoral. Para o voto, o TSE exige a apresentação de um documento com foto, o que, além do e-Título, inclui carteira de identidade, identidade social, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação, passaporte ou equivalente, carteira de categoria profissional reconhecida por lei ou certificado de reservista.

Justificar o voto
Quem não puder comparecer ao local de votação precisa justificar a ausência em cada um dos turnos e, no máximo, até 60 dias depois.

Para todos aqueles que são alfabetizados entre 18 e 70 anos, o voto é obrigatório no Brasil. Ao deixar de votar, por qualquer motivo que seja, é preciso apresentar uma justificativa para a ausência no primeiro turno, segundo turno ou ambos. É possível justificar por meio do aplicativo e-Título e também é possível fazer a justificativa de maneira presencial. Basta preencher o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral.